domingo, 29 de novembro de 2009

1° Domingo do Advento

Desde que me lembro... sempre se celebrou o Advento na minha família! O Natal significou sempre para mim uma época feliz, cheia de azáfamas e coisas boas :)

Lembro-me de ser pequenina e receber nesta altura do ano um "calendário de advento", sempre "religiosamente" guardado no quarto do meu Avô e que todos os dias se realizava a "cerimónia" de ir abrir uma janelinha e deliciar-me com uma nova figurinha de chocolate ;) Na altura lembro-me que em Portugal ainda não era muito hábito os calendários do Advento, mas eu recebia-os já da Alemanha.

Com o passar dos anos, os calendários tb se foram alterando... houve uma altura que não tinha calendário com figurinhas de chocolate... mas sim um calendário feito pela minha Mãe. Lembro-me especialmente de um que era um pinheirinho de Natal recortado em cartolina verde e estava cheio de embrulhinhos coloridos e cada embrulhinho tinha um número diferente referente aos 24 dias do Advento. Cada embrulhinho era uma surpresa :)

Os anos passaram e a tradição do calendário do Advento começou a ficar esquecida... continuei a celebrar o Advento, acendendo as 4 velas até ao Natal, mas sem surpresas e chocolatinhos.

Hoje celebra-se o 1° Domingo do Advento! A cidade e o Mundo já vivem numa atmosfera Natalícia, mas... eu resolvi investigar um pouco mais e saber... porque é que se festeja o Advento???

Agora já sei :)

O Advento (do latim Adventus: "chegada", do verbo Advenire: "chegar a") é o primeiro tempo do Ano litúrgico, o qual antecede o Natal. Para os cristãos, é um tempo de preparação e alegria, de expectativa, onde os fiéis, esperando o Nascimento de Jesus Cristo, vivem o arrependimento e promovem a fraternidade e a Paz. No calendário religioso este tempo corresponde às quatro semanas que antecedem o Natal.
A coroa de advento
Origem: A Coroa de Advento tem a sua origem em uma tradição pagã europeia. No inverno, se acendiam algumas velas que representavam ao “fogo do Deus sol” com a esperança de que a sua luz e o seu calor voltasse. Os primeiros missionários aproveitaram esta tradição para evangelizar as pessoas. Partiam de seus próprios costumes para anunciar-lhes a fé. Assim, a coroa está formada por uma grande quantidade de símbolos:
A forma circular
O círculo não tem princípio, nem fim. É sinal do amor de Deus que é eterno, sem princípio e nem fim, e também do nosso amor a Deus e ao próximo que nunca deve terminar. Além disso, o círculo dá uma ideia de “elo”, de união entre Deus e as pessoas, como uma grande “Aliança”.
As ramas verdes
Verde é a cor da esperança e da vida. Deus quer que esperemos a sua graça, o seu perdão misericordioso e a glória da vida eterna no final de nossa vida. Bênçãos que nos foram derramadas pelo Senhor Jesus, em sua primeira vinda entre nós, e que agora, com esperança renovada, aguardamos a sua consumação, na sua segunda e definitiva volta.
As quatro velas
As quatro velas da coroa simbolizam, cada uma delas, uma das quatro semanas do Advento. No início, vemos nossa coroa sem luz e sem brilho. Nos recorda a experiência de escuridão do pecado. A medida em que se vai aproximando o Natal, vamos ao passo das semanas do Advento, acendendo uma a uma as quatro velas representando assim a chegada, em meio de nós, do Senhor Jesus, luz do mundo, quem dissipa toda escuridão, trazendo aos nossos corações a reconciliação tão esperada. A primeira vela lembra o perdão concedido a Adão e Eva. A segunda simboliza a fé de Abraão e dos outros Patriarcas, a quem foi anunciada a Terra Prometida. A terceira lembra a alegria do rei Davi que recebeu de Deus a promessa de uma aliança eterna. A quarta recorda os Profetas que anunciaram a chegada do Salvador.
As cores das velas do Advento são
Roxa, Vermelha, Branca e verde.
(Texto retirado da Wikipédia)
Eu já acendi a minha 1a velinha do Advento! E Vocês?
Desejo-vos um Domingo Feliz :)

domingo, 22 de novembro de 2009

Surf

Em tempos numa conversa com amigos disseram-me que em Munique se praticava Surf!!! Na altura pensei "tao a gozar cmg..." e fui averiguando onde decorria tal acontecimento ;)

Munique é atravessado pelo rio Isar que está dividido em diversos canais (além do leito e curso principal), um desses canais está situado perto da "Casa da Cultura". Estive lá perto a trabalhar e aproveitar para observar a natureza e o canal do rio no local originalmente designado por "onda" assim é como o identifico. Quando lá cheguei fiquei mesmo a pensar: "Aqui pratica-se Surf!? Ok ok...".


Esta semana passei pelo mesmo local pois o rio estava cheio! Para minha surpresa consegui matar um pouco das saudades do tempo em que ia observar os surfistas na Praia de Espinho ;)

























































Surpresa das surpresas :))) Pratica-se mesmo Surf em Munique :D




quinta-feira, 19 de novembro de 2009

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Alguém conhece?

Foi ainda no mês de Outubro que comentei o blog de uma amiga e lhe falei neste simpático ;) Para surpresa minha ela nao o identificou (tb nao tinha foto!), agora pergunto eu a Vcs... conhecem???

Sim, olhem para as fotos e digam-me...



Sim é o Pumuckl!!! Pelo menos para mim faz parte das minhas memórias de infância e lembro-me que adorava ver a série na Tv... Vcs nao viam tb?
Aqui o Pumuckl continua a ser um sucesso :) E para mim continua a ser um querido ;)

domingo, 15 de novembro de 2009

Hachiko

Um Sábado...

...diferente! Ou seja, nos últimos tempos tenho aproveitado os sábados e os fim-de-semana para recuperar do stress da semana e para descansar! Ontem as coisas foram diferentes :)

Na 6a-feira sentia-me já bem disposta e de bem com a vida, de certa forma até com vontade de mudar o sentido da maneira como as coisas têm acontecido ultimamente, apetecia-me sair da rotina... Por isso comecei o sábado de forma bem-disposta e fui tomar o pequeno-almoço com a minha melhor AMIGA. Fui atendida por um moreno simpático (Italiano) e que ao servir-me o capuccino o colocou assim sobre a mesa ;) Que me dizem?
Foi sem dúvida um bocado bem passado, com muitas gargalhadas e boa disposição. Logo a seguir fui-me encontrar com uma outra amiga. Já não nos víamos á uns tempos largos, portanto havia imensa "conversa de mulheres" para pôr em dia! Acabamos por passar o resto da tarde juntas, fomos ás compras... experimentar roupas e nos divertirmos MUITO :D

Após uma tarde bem passada (e como não me apetecia ir para casa) fui-me encontrar com a Tim. Acabamos as duas por ir para o centro da cidade sem programa destinado, apenas com vontade de nos divertirmos um pouco :)

Conversa - puxa - conversa e decidimos ir ao cinema. Tinha já ouvido falar no último filme com o Richard Gere e estávamos curiosas ;)

Como de costume dirigimos-nos a um cinema que existe no centro da cidade e que é ultra-moderno com imensas salas, novas tecnologias, funcionários a preceito, imenso movimento e tem sempre uns 15 filmes em exibição! Mas... para nosso espanto o filme que queríamos ver não estava a ser lá exibido :(

Já estava quase a desistir e a escolher um outro filme, quando reparei que o filme estava a ser exibido num outro cinema mais pequeno e que trabalha em conjunto com este. Lá perguntei ao funcionário simpático e consegui bilhetes :)

O outro cinema é por assim dizer do "outro lado da rua" e foi uma surpresa para mim! Quando entramos no edifico deparamos-nos com uma construção típica anos 30, líndissima. Tem uma escadaria forrada com um tapete vermelho que faz lembrar "E tudo o vento levou". Simplesmente lindo!!! Apenas consegui tirar uma foto a partir do balcão onde estava a ver o filme, mas se conseguirem ver bem ainda fez lembrar os cinemas antigos que temos na cidade do Porto.

Agora o filme que fomos ver: Hachiko. Trata-se de uma história real passada no Japão, onde nos anos 20/30 se gerou uma amizade profunda entre um cão e o seu dono. A amizade entre os dois era tão profunda que 10 anos após a morte do seu dono o cão ainda o esperava todos os dias em frente á estacao dos comboios como era habitual. Hoje em dia existe uma estátua de bronze em homenagem ao cão no sítio onde ele costumava estar.

O filme é deveras comovente, principalmente quando já se teve um cão! Toda a gente chorou :( emocionei-me mesmo... saí do cinema com olhos inchados e saudades dos cães que já conheci...



Agora hoje é Domingo e o dia tb já começou bem!!! Apenas hoje vi que tinha tido comentários ao meu post de 6a-feira... e fiquei tão contente :))) Realizei o meu ritual de Domingo e tomei o pequeno-almoço nas calmas, com direito a torradinhas, café fresquinho e boa companhia ;)

Já vi a minha prima pela webcam (as melhoras Isabel!!) e ao ler os blogs dos amigos fiquei com água na boca com as ementas sugeridas... descobri novos sítios para visitar e música que me agradou! Já que falei por enigmas, pode ser que a quem me refiro se identifique :)

Bom Domingo para Vós e beijinhos :*)

sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Weekend


sábado, 7 de novembro de 2009

Like The Way I Do ;)

Like the way I do

Is it so hard to satisfy your senses
You found out to love me you have to climb some fences
Scratching and crawling along the floor to touch you
And just when it feels right you say you found someone else to hold you
Does she like i doTell me does she love you like the way I love you
Does she stimulate you attract and captivate you
Tell me does she miss you existing just to kiss youLike the way I do
Tell me does she want you infatuate and haunt you
Does she know just how to shock and electrify and rock you
Does she inject you seduce you and affect youLike the way I do
Can I survive all the implications
Even if I tried could you be less than an addiction
Don't you think I know there's so many others
Who would beg steal and lie fight kill and die
Just to hold you hold you like I do
Tell me does she love you like the way I love you
Does she stimulate you attract and captivate you
Tell me does she miss you existing just to kiss youLike the way I do
Tell me does she want you infatuate and haunt you
Does she know just how to shock and electrify and rock you
Does she inject you seduce you and affect youLike the way I do
Nobody loves you like the way I do
Nobody wants you like the way I do
Nobody needs you like the way I do
Nobody aches nobody aches just to hold youLike the way I do
Tell me does she love you like the way I love you
Does she stimulate you attract and captivate you
Tell me does she miss you existing just to kiss youLike the way I do
Tell me does she want you infatuate and haunt you
Does she know just how to shock and electrify and rock you
Does she inject you seduce you and affect youLike the way I do

quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Cores de Outono




50!!!


Happy Birthday Dear Bryan! Thank you for the great moments I´ve alredy lived listening your songs... ;)
Big Kiss :)

segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Parabéns Isabel!!!

Com um beijinho NOSSO de Parabéns :)))