quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Ai Weiwei

Esta semana estou a trabalhar em frente á "Haus der kunst" que é a "Casa da Arte" aqui no centro de Munique. Está lá a decorrer uma exposicao (que infelizmente ainda nao tive oportunidade de ir visitar), mas que me chamou a atencao... quando passava em frente ao edificio, reparei que este estava deveras colorido. Agora reparem bem nas fotos e descubram o que está a cobrir a frontaria do edificio!






























Sobre o autor da exposicao, andei a investigar e isto foi o que descobri!
Espero que gostem :)




2 comentários:

Tim disse...

O efeito das mochilas escolares na frontaria da Haus der Kunst em Munique, é único! Sim, toda a frontaria está recoberta por dezenas de mochilas escolares com cores, formando os caracteres chineses, dando um efeito 'acolchoado' muito interessante, e bonito de se ver.

Stefano Carnevalli disse...

Reforçando a informação, a instalação da fachada feita exclusivamente para a exposição chama-se "Remembering" (lembrando),

São 9 mil mochilas escolares em cinco diferentes cores em memória às vítimas do terremoto que abalou a província chinesa de Sichuan em 2008.

Os caracteres chineses resultantes da distribuição das mochilas na superfície de 100 x 10 metros da fachada formam a frase com a qual a mãe de uma das vítimas relembrou sua filha: "Durante sete anos, ela viveu feliz nesse mundo".

Com a ajuda de uma equipe de voluntários e contra a resistência do governo chinês, Ai Weiwei pesquisou os nomes das vítimas, entre elas 5 mil crianças em idade escolar, e os publicou em seu blog, que já foi bloqueado diversas vezes.