domingo, 29 de novembro de 2009

1° Domingo do Advento

Desde que me lembro... sempre se celebrou o Advento na minha família! O Natal significou sempre para mim uma época feliz, cheia de azáfamas e coisas boas :)

Lembro-me de ser pequenina e receber nesta altura do ano um "calendário de advento", sempre "religiosamente" guardado no quarto do meu Avô e que todos os dias se realizava a "cerimónia" de ir abrir uma janelinha e deliciar-me com uma nova figurinha de chocolate ;) Na altura lembro-me que em Portugal ainda não era muito hábito os calendários do Advento, mas eu recebia-os já da Alemanha.

Com o passar dos anos, os calendários tb se foram alterando... houve uma altura que não tinha calendário com figurinhas de chocolate... mas sim um calendário feito pela minha Mãe. Lembro-me especialmente de um que era um pinheirinho de Natal recortado em cartolina verde e estava cheio de embrulhinhos coloridos e cada embrulhinho tinha um número diferente referente aos 24 dias do Advento. Cada embrulhinho era uma surpresa :)

Os anos passaram e a tradição do calendário do Advento começou a ficar esquecida... continuei a celebrar o Advento, acendendo as 4 velas até ao Natal, mas sem surpresas e chocolatinhos.

Hoje celebra-se o 1° Domingo do Advento! A cidade e o Mundo já vivem numa atmosfera Natalícia, mas... eu resolvi investigar um pouco mais e saber... porque é que se festeja o Advento???

Agora já sei :)

O Advento (do latim Adventus: "chegada", do verbo Advenire: "chegar a") é o primeiro tempo do Ano litúrgico, o qual antecede o Natal. Para os cristãos, é um tempo de preparação e alegria, de expectativa, onde os fiéis, esperando o Nascimento de Jesus Cristo, vivem o arrependimento e promovem a fraternidade e a Paz. No calendário religioso este tempo corresponde às quatro semanas que antecedem o Natal.
A coroa de advento
Origem: A Coroa de Advento tem a sua origem em uma tradição pagã europeia. No inverno, se acendiam algumas velas que representavam ao “fogo do Deus sol” com a esperança de que a sua luz e o seu calor voltasse. Os primeiros missionários aproveitaram esta tradição para evangelizar as pessoas. Partiam de seus próprios costumes para anunciar-lhes a fé. Assim, a coroa está formada por uma grande quantidade de símbolos:
A forma circular
O círculo não tem princípio, nem fim. É sinal do amor de Deus que é eterno, sem princípio e nem fim, e também do nosso amor a Deus e ao próximo que nunca deve terminar. Além disso, o círculo dá uma ideia de “elo”, de união entre Deus e as pessoas, como uma grande “Aliança”.
As ramas verdes
Verde é a cor da esperança e da vida. Deus quer que esperemos a sua graça, o seu perdão misericordioso e a glória da vida eterna no final de nossa vida. Bênçãos que nos foram derramadas pelo Senhor Jesus, em sua primeira vinda entre nós, e que agora, com esperança renovada, aguardamos a sua consumação, na sua segunda e definitiva volta.
As quatro velas
As quatro velas da coroa simbolizam, cada uma delas, uma das quatro semanas do Advento. No início, vemos nossa coroa sem luz e sem brilho. Nos recorda a experiência de escuridão do pecado. A medida em que se vai aproximando o Natal, vamos ao passo das semanas do Advento, acendendo uma a uma as quatro velas representando assim a chegada, em meio de nós, do Senhor Jesus, luz do mundo, quem dissipa toda escuridão, trazendo aos nossos corações a reconciliação tão esperada. A primeira vela lembra o perdão concedido a Adão e Eva. A segunda simboliza a fé de Abraão e dos outros Patriarcas, a quem foi anunciada a Terra Prometida. A terceira lembra a alegria do rei Davi que recebeu de Deus a promessa de uma aliança eterna. A quarta recorda os Profetas que anunciaram a chegada do Salvador.
As cores das velas do Advento são
Roxa, Vermelha, Branca e verde.
(Texto retirado da Wikipédia)
Eu já acendi a minha 1a velinha do Advento! E Vocês?
Desejo-vos um Domingo Feliz :)

4 comentários:

entremares disse...

Oi, Sara...

Isto não é um comentário, ok? É só para dizer que estou vivo, e que voltarei sem pressas, para ficar por aqui.

Isto é, se me ofereceres um café, claro.

Beijos.
Rolando

Jorge Freitas Soares disse...

Olá Sara

O espírito natalício vai-se instalando.

Independentemente de acreditarmos mais ou menos, o natal é uma época bonita.

Beijinho e boa semana
Jorge

oscarito disse...

O Natal nunca foi assim um forte acontecimento na minha família.
Por isso, respeitando embora que o celebre com fervor, não transporto para agora um tão grande sentimento natalício.
Quando as nossas crenças podem não ser assim tão profundas, prevalecem os sentimentos que nutrimos e demonstramos para com os outros.
É esta a minha onda.
Beijos/Óscar

Sara disse...

Rolando, o café está servido! Volta sempre. Sim? :)

Jorge, independentemente das crencas de cada um o Natal é sempre uma época especial. E sim o espírito natalício tem-se espalhado ;)

Òscar, aproveito o Natal e celebro-o nao apenas baseada em crencas religiosas... mas sim pelo bom convivio com os outros :)

Beijinhos a todos!