domingo, 27 de setembro de 2009

Saudades do Mar


"A garrafa verde escorregou-lhe das mãos. Lisa, muito polida, reluzente.
- A garrafa ideal – pensou
Sentou-se no cimo da duna, virado para o mar.
O céu azul confundia-se na linha do horizonte com a mancha escura das águas. Apesar do sol quente de Setembro, a praia estava deserta, as águas geladas, os veraneantes já regressados a casa. As conchas, os búzios, os mexilhões, podiam sair de novo tranquilos pela maré, reis e senhores do espaço que sempre fora seu.
Com a mão em concha, dedicou-se a ver deslizar a areia seca pelo gargalo da garrafa, como se de uma ampulheta se tratasse. Pelo meio, atirou lá para dentro algumas conchas minúsculas, que ficaram a brilhar, reflectindo o sol no vidro polido.
Um pensamento atrevido bailou-lhe no olhar e deixou-se rir. Iria valer a pena.
Só de pensar…
- Já vou, já vou…
Apertou o roupão caqui e desceu as escada aos tropeções. Sábado de manhã. Um dia sagrado. Será que a campainha da porta não deveria adivinhar que era sábado de manhã e, pura e simplesmente, não tocar?
Não… decididamente, não.
Quem seria, a uma hora daquelas?
Abriu a porta e a claridade cegou-a momentaneamente.
- Encomenda para a senhorita Sara…
O moço das entregas, todo aprumado na sua farda azul e cinzenta, esticava o braço, um pacote pequeno, cravejado de selos.
- Uma encomenda? Para mim?
Ele passou-lhe o recibo para assinar e entregou-lhe o pequeno pacote, pouco maior que um pacote de leite.
- Está bem, está bem… desde que não seja…
Levou-o ao ouvido, meio a sério, meio a brincar. Não… não fazia tic-tac… portanto, podia respirar aliviada.
Atirou-se para cima do sofá, mordida pela curiosidade. Ao invés de tentar ler o nome do remetente, atirou-se com energia a desfazer o cartão da encomenda. No interior, muitas tiras de papel, pedaços de plástico, bolinhas de ar… e uma garrafa. Uma garrafa verde.
Ficou a olhar para a garrafa.
Areia? Seria areia, aquilo no seu interior?
Foi então que reparou na pequena folha de papel, caída sobre o tapete da sala. Nem reparara nela, na excitação de abrir o pequeno pacote.
Desdobrou-a, numa curiosidade incontida.
“ Não é bem o mar… só um punhado de areia, para matar a saudade”
Retirou a rolha e entornou um pouco do precioso conteúdo sobre as mãos. Que saudades daquela sensação, dos minúsculos grãos de areia a rolar sobre a pele. Ainda cheiravam a mar.
Fechou os olhos e deixou-se estar ali sentada, por muito tempo.
Só ela… e o mar.
Nota: Dedicado à nossa amiga Sara, aqui sempre sentada à volta da fogueira…. E que em Munique, Alemanha, sente saudades do seu mar.
Sara ( http://sara-boulevardofbrokendreams.blogspot.com/ ) os teus amigos aqui do entremares mandam-te abraços, beijos … e uma garrafa de areia, para atenuar a saudade.

tags:


Pois é, hoje tive uma daquelas surpresas... mesmo BOA!!! Como de costume aproveitei um momento descontraído para ir ao computador, como é hábito (praticamente diário) fui visitar o meu amigo Rolando, que tem o dom de escrever de forma viciante! Qual o meu enorme espanto quando encontrei este post (acima exposto) dedicado a mim!!! Fiquei radiante :D
Emocionada e com as lágrimas a dançarem nos meus olhos, até fiz a minha Mãe chorar quando o li em voz alta... o seu comentário foi de extrema alegria, assim como eu me estava a sentir... Sim tenho imensas saudades do mar, do calor e da praia... mas com amigos assim, até as saudades desvanecem e a vida sabe simplesmente melhor! Obrigado Rolando :)

4 comentários:

Maria disse...

Boa tarde Sara, cheguei aqui por nosso amigo comum...R.
Daqui do Mar do Guincho beijinhos carregados da brisa do Mar, do Ventinho gostoso da Serra de Sintra.

Casa amorosa a sua

:)) Doce Abraço

entremares disse...

Olha... e por falar em saudades... que tal voltares a aparecer? O "pessoal" à volta da fogueira está farto de perguntar por ti...

Beijos, Sara.
Rolando

( Ao menos... está tudo bem? Nada de visitas a clinicas e coisas parecidas, está bem? )

Sara disse...

Oi Maria,
Seja bem-vinda na minha casa :) Espero que volte sempre. Beijinhos, Sara

Sara disse...

Rolando,
Sim tenho imensas saudades, infelizmente o tempo não tem chegado para tudo, mas pelo menos nada que envolva clínicas!!!

Beijinhos, Sara