terça-feira, 25 de agosto de 2009

Os meus dias na clínica... (V)

Munique, 14 de Agosto de 2009

Ontem o dia correu bem e calmo, recebi novamente a visita da "senhora-padre", mas como tinha acabado de vir do creme disse que não tinha grande vontade de ir pintar...
A tarde foi longa, apenas me entretive a ler e fui até á biblioteca do hospital, mas não encontrei nada de muito motivador e interessante :(
Deixei-me estar pelo quarto e pela cama, aproveitei para relaxar e descansar um pouco. Também com a quantidade de "Fenistil" que estou a tomar, não é de admirar que me sinta "mole e cansada"...
De tarde choveu :(, no quarto novo a minha cama está perto da janela e vejo a rua. Observo o jardim do hospital com os seus grandes pinheiros e vegetação variada. Tem uns passarinhos engraçados (os quais não sei o nome!), mas que me lembro de os já ter visto em vários livros sobre pássaros. São pequeninos, tem a cabeça com uma listra preta no meio (assim meio Ninja) e as costas e asas tem listras pretas, brancas e cinzentas. O peito é de um amarelo muito ténue e claro. Devem ser pouco maiores que um pardal. Cantam de forma animada e constante :D Além deles já descobri também melros!

A noite foi semi-calma... houve muito barulho dos outros quartos, mesmo muito!! E hoje de madrugada também houve barulho na rua... fora isso conseguimos descansar as duas!
A Tanja já foi hoje observada pelo médico e parece estar a cicatrizar com sucesso e depressa :)
O médico ou melhor, hoje foi uma médica, também já me veio visitar hoje e gostou da minha pele :D Diz que já está muito melhor, mas convém que eu aqui fique até a pele recuperar por completo! O que significa que 4a feira (em principio) poderei ir para casa :) :) :)
Depois da visita, seguiu-se o habitual duche :) hoje já foi diferente! Não tinha peles dentro das meias e não se soltaram peles no banho, o que entendo como que a pele já estar mesmo a recuperar :)
Hoje fui novamente "encremada" por um enfermeiro :P o Mathias... Ontem á noite também foi ele que me pôs creme nas costas! ;) Perguntou-me de onde é que eu era e ficou muito contente por saber que sou portuguesa!!! Conhece Lisboa e o Porto, tendo já vivido 6 semanas no Porto para tocar saxofone! Ele próprio é do Ammersee, local que eu também gosto muito por excelência! Só coincidências ;)
Para quem não sabe, o Ammersee é um lago aqui perto de Munique, mais propriamente na região de Herrching. 1 hora com o comboio rápido e já estamos lá. Tem uma praia razoável e o ambiente é acolhedor. Pelo menos no tempo quente, pois no Inverno nunca lá fui... :S

Estes dias na clínica têm me feito bem, tenho tido tempo para pensar e consegui simplesmente "desligar" do trabalho e do stress que estava a viver.
Tenho tido inúmeras manifestações de carinho por parte da Família e Amigos! :D Sois uns queridos!!!

Pela reacção das pessoas que me têm perguntado como estou, noto que o que aflige muita gente é o tema "Dor"! É incrível o medo e talvez até o pânico que algumas pessoas têm perante a mera possibilidade de terem ou sofrerem "Dor"!
Num dos livros que tive oportunidade de ler aqui, estava referenciado que (ao contrário do que a maioria das pessoas muito provavelmente pensa!) o maior receio da maioria dos doentes não é a dor, mas sim o sofrerem de comichoes! A comichão era já utilizada na Idade Média como instrumento de tortura!! Pois pode afectar psicologicamente uma pessoa. E o facto de se sentir comichão no corpo, pode ter (e na maioria dos casos é) origem psicológica! O próprio corpo em situacoes de stress ou depressivas pode até provocar/originar reaccoes alérgicas a nível cutâneo (e não só!) que podem ser curadas com apoio psicológico.
Ou seja, quando estamos a viver uma situação em que nos sentimos em pleno desajuste e confronto constante, o organismo tende a reagir demonstrando que algo está errado!
Li sobre vários testemunhos de pessoas que devido a problemas profissionais ou até traumas de infância/familiares/amorosos desenvolveram reaccoes cutâneas graves. Algumas com a ajuda de médicos dermatologistas e acompanhamento psicológico (e muita vontade própria!) conseguiram superar a situação.

De certa forma "revejo-me" um pouco nalguns dos casos que li, no sentido em que os meus problemas de pele têm tido a si associados traumas ou vivências que muito me marcaram pela negativa!
Desta vez (tenho estado a tentar descobrir qual terá sido a causa!) penso que além do stress todo, tenha sido também o reviver de algumas situacoes que me entristeceram bastante!
Mas estes dias têm me feito bem! Tenho tido tempo para pensar na vida e pensar em mim!!! E sinto-me mais "forte", já me dá mais gosto olhar-me "olhos nos olhos". E estou convencida que conforme a pele for ficando mais saudável e bonita, também eu me irei sentir cada vez mais confiante e satisfeita comigo própria!
O importante é recuperar o gosto por mim própria, o gosto de viver, sentir-me feliz e fazer os outros felizes!
Quando entrei aqui na 2a feira vinha um caco... cansada, deprimida, cheia de dores. Os pés e as pernas nem os sentia como meus, e faziam-me tão triste só de olhar para eles...
Conforme a pele tem estado a melhorar, as pernas desincharam e o corpo também! Sinto-me mais motivada para a vida :)
Tenho vontade de me arranjar, de me vestir bonita. De sair de casa e ir passear! (nos últimos tempos nem vontade de sair de casa ao fim-de-semana tinha!)
Já consigo movimentar bem os pés e as pernas, sem que eles me doíam e começo a ter orgulho na minha pele.
Quero acreditar que este "tratamento de choque" me fez aprender uma lição. Uma lição de vida, que me está a fazer ter mais gosto de viver!
Nos últimos tempos tinha começado a fechar-me num casulo e mundo próprio, agora começo a sentir-me um pouco "borboleta" e queria mesmo era passar a "cisne"!
Vou ler um pouco mais!
Até mais logo, Beijos

excertos do meu "Pinkbook"

3 comentários:

Isabel disse...

ora depois de uma semana de trabalho eis que chego e o último post que tinha lido já ia na 2a página!!!

finalmente o massagist... aham enfermeiro jeitoso!!!

olha lá borboleta ainda vá, agora cisne??? esses animais q agridem turistas??? n tou a perceber!! :P

Sara disse...

o cisne lembra-me as férias divertidas que tivemos, aparte do "trauma" com que ficaste ;)

Isabel disse...

hehehe
nao foi bem um "trauma"! até foi divertido!!
claro que não penso voltar a dar de comer a um cisne... quem sabe um pato? :P (a vida é um risco!!)